Carbonara com massa de mandioca e milho (livre de OGM)

Uma amiga deu-me a conhecer esta massa sem glúten composta apenas por mandioca e milho, sendo que o milho utilizado é isento de OGM (vulgo transgénicos). Adorei a ideia! Apesar de eu ter retirado os cereais da minha alimentação, a decisão foi tomada principalmente por 2 factores, sendo o primeiro o efeito inflamatório do glúten, com principal efeito na “minha” tiroidite de Hashimoto, e o segundo, o facto de eu evitar tanto quanto possível alimentos transgénicos.

Ao longo da minha licenciatura, estudámos os transgénicos, e ainda que comprovadamente não façam mal, os efeitos a existir só serão comprovados daqui a muito tempo. Eu, pessoalmente, prefiro evitar e prevenir quando tal me é possível.

Esta massa, tem na sua composição mandioca e um cereal (o milho), sendo este isento de glúten e OGM, e certificada pela Associação Portuguesa de Celíacos. Pareceu-me uma aposta muito boa para aqueles dias em que nos apetece uma massa, sendo mais leve em calorias e em hidratos de carbono. Assim como me pareceu uma excelente sugestão para as crianças, mais apegadas à massa. E não me enganei! A minha filha mais velha que define “massa é alegria” adorou e disse que era a melhor massa de sempre! Ah! Perfeito!

Para já podem encomendar através do link acima 🙂 Experimentem!

Para experimentar fiz uma “simples” carbonara com ovinhos dos bons, biológicos, e um bacon maravilhoso, sem aditivos!

Ingredientes (2 pessoas):

200g Massa Carpe Diem
100 g Bacon Fumeiros de Barroso
3 gemas de ovo
1 dente de alho
Azeite q.b.
40g Queijo da ilha (ou outro a gosto)
Ervilhas cozidas ao vapor

1. Preparar a massa de acordo com as instruções da embalagem: Colocar água a ferver, desligar o lume, colocar a massa dentro de água e tapar. Deixar repousar durante 10 minutos, mexendo ao fim de 5 minutos, com um garfo.
2. Saltear o bacon num pouco de azeite (se for necessário adicionar o azeite), adicionar o dente de alho e saltear um pouco, adicionar depois as ervilhas e a massa, mexer e desligar o fogo.
3. De imediato, adicionar as gemas de ovo batidas, um pouco da água de cozedura da massa e um pouco do queijo, mexer até que os ovos fiquem no ponto.

Servir com mais queijo ralado! Espero que gostem!

Deixe um comentário